2023-05-29
Por +Factos
A 29 de Maio celebramos o Dia Nacional da Energia.
Portugal é, historicamente, um país importador de energia e, apesar a sua dependência energética se ter reduzido ligeiramente ao longo das últimas décadas, continua a importar quase 70% da energia que consome, sobretudo combustíveis fósseis.
Outros países europeus reduziram fortemente essa dependência, através da energia nuclear, mas, em Portugal não se tem apostado tanto neste tipo de energia. Avançar com a exploração da energia nuclear sempre foi visto com uma opção perigosa e que colocaria em causa a segurança de todos os portugueses, apesar de já termos uma central nuclear a 100km da nossa fronteira com Espanha, em Almaraz.
Mas, os números mostram algo diferente. A energia nuclear não só é uma das fontes de energias mais seguras que existe (a par de algumas energias renováveis), como também é a fonte de energia mais amiga do ambiente. A taxa de mortalidade relativa a acidentes e poluição do ar é de 0,03 mortes por TW/hora de eletricidade produzida no caso da energia nuclear, semelhante ao que se verifica com as energias solar (0,02) e eólica (0,04), e muito inferior aos números que se registam com o carvão (24,6) e com o petróleo (18,4). Relativamente à emissão de gases com efeito de estufa, a energia nuclear emite 3 toneladas de CO² equivalentes por GWh/hora de eletricidade, valor próximo mas inferior ao que se regista na energia eólica (4) e solar (5) e muito abaixo dos números do carvão (820) e do petróleo (720).
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados