2023-12-22
Por +Factos
Um relatório recente da OCDE, O Impacto do Quadro Regulatório no Investimento Estrangeiro em Portugal, apresenta alguns dados sobre PME e grandes empresas portuguesas. Os números revelam que as grandes empresas apresentam melhor desempenho do que as PME em quase todos os indicadores fundamentais, nomeadamente em termos de intensidade de exportação, na produtividade, na despesa em I&D, na qualificação dos trabalhadores e em termos salariais. Estes números não são surpresa, mas demonstram a importância de existirem muitas grandes empresas numa economia.
No contexto europeu existe uma clara distinção entre o norte e centro da Europa, onde existe também mais desenvolvimento económico, e o sul e o leste do continente. No norte e centro, existe maior concentração de grandes empresas, ou seja, maior número de grandes empresas por cada habitante. Por exemplo, na 🇩🇪 Alemanha há 18 grandes empresas por cada 100 mil habitantes. No sul da Europa, a concentração é muito menor. Na 🇬🇷 Grécia, 🇮🇹 Itália e 🇫🇷 França há, respetivamente, apenas 5, 7 e 9 grandes empresas por cada 100 mil habitantes. 🇵🇹 Portugal surge ligeiramente acima com 10 grandes empresas por cada 100 mil habitantes.
Foi utilizado o critério do Eurostat para definir uma grande empresa (+250 trabalhadores). Os dados abrangem os setores não financeiros, o que inclui a indústria, a construção, o comércio e os serviços, mas não a agricultura, a silvicultura e as pescas e os setores dos serviços não mercantis, como a educação e a saúde.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados