2024-12-11
Por +Factos
Portugal é um país onde as microempresas têm uma enorme preponderância e prova disso é que as empresas dessa dimensão são responsáveis por cerca de 42% de todos os empregos no país. Em média na UE, as microempresas são responsáveis por cerca de 31% dos empregos (-11 pontos percentuais), sendo que na Dinamarca não chega a 20%.
O peso das PME no total de empregos, em Portugal e em média na UE, não difere muito quando se trata de PME - Pequenas e Médias Empresas (35% em Portugal vs. 34% na UE), mas, a realidade é bem distinta no que toca às grandes empresas. As empresas de maior dimensão representam 23% do total de empregos no nosso país, menos 13 pontos percentuais do que em média na UE (36%). Em França, as grandes empresas são responsáveis por 45% dos empregos.
Esta é uma realidade preocupante, uma vez que, entre outros aspetos, as grandes empresas apresentam uma maior capacidade de investimento e de inovação e pagam, em média, melhores salários aos seus trabalhadores.
Tal como o Eurostat o costuma fazer, estabeleceu-se a dimensão das empresas com base no número de funcionários. Consideraram-se como microempresas, as empresas com menos de 10 funcionários, as PME como as empresas que contam com entre 10 e 249 funcionários e as grandes empresas como as empresas que empregam mais de 250 funcionários.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados