2023-09-22
Por +Factos
A Madeira é a 2.ª região NUTS II portuguesa onde a taxa de privação material e social é mais elevada. A taxa de privação material e social corresponde à percentagem da população que vive em situação de carência por dificuldades económicas de, pelo menos, cinco dos treze itens de privação material e social considerados no Inquérito às Condições de Vida e Rendimento. Entre esses itens estão, por exemplo, a capacidade para pagar atempadamente rendas, prestações de crédito ou despesas correntes da residência principal, a capacidade para ter uma refeição de carne ou de peixe (ou equivalente vegetariano), pelo menos de 2 em 2 dias, a capacidade para manter a casa adequadamente aquecida, etc.
18,5% dos madeirenses vive em situação de privação material e social, uma percentagem apenas superada pelos Açores (19,9%). Por outro lado, Alentejo (8,0%), Centro (9,7%) e Área Metropolitana de Lisboa (11,8%) são as regiões com menor taxa de privação material e social. A média nacional fica-se pelos 11,9%.
Este é o último quadro da série +Factos “Eleições Regionais na Madeira”, que, a poucos dias das eleições, apresenta a evolução de alguns indicadores fundamentais na região autónoma, em comparação com a média nacional e com as restantes regiões NUTS II portuguesas.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados