2021-09-04
Por +Factos
As últimas duas décadas têm sido marcadas pela aproximação (e ultrapassagem) das economias do antigo bloco de leste (que aderiram à UE) a Portugal. No início do século, 9 dessas 11 economias eram muito pobres, com um nível de riqueza por habitante que era metade, ou menos, da média dos atuais estados-membros da UE. A economia portuguesa, por outro lado, estava bastante distante dos países de leste, apesar de já divergir da UE com menos 14% da riqueza gerada por habitante. O PIB per capita português era cerca do dobro da Estónia, Lituânia e Letónia, e o triplo face à Bulgária e Roménia.
20 anos depois, a Estónia e a Lituânia, que geravam menos de metade da riqueza de Portugal em 2000, já ultrapassaram Portugal. Além destas duas, a República Checa e a Eslovénia também têm hoje uma economia mais rica do que a portuguesa. Em média, a cada cinco anos há mais uma economia de leste a ultrapassar Portugal. Polónia, Hungria, Letónia e Roménia são os países que se podem seguir.
Portugal divergiu significativamente da UE durante estes 20 anos, apesar das dezenas de milhares de milhões de euros de fundos europeus recebidos durante este período como forma de estímulo à convergência com a UE, que não se verificou. Se em 2000 a economia portuguesa estava 14% abaixo da média da UE, em 2020 a distância já alcançava os 22%. Apesar da pandemia em 2020 ter tido um impacto na economia portuguesa superior às economias de leste, estas conclusões já se verificavam em 2019, onde o gap de Portugal face à média da UE era de 21%.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados