2023-12-07
Por +Factos
🌍 Está a decorrer no Dubai, até 12 de Dezembro, a COP28 - Cimeira Mundial sobre Ação Climática, marcada pela urgência na resposta aos problemas ambientais. A emissão mundial de gases com efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas, atingiu, em 2022, mais um recorde, mantendo a tendência crescente, tal como a concentração destes mesmos gases na atmosfera. No ano passado, as concentrações médias globais de dióxido de carbono ultrapassaram, pela primeira vez, em 50% os índices pré-industriais.
Mas, nem todos os países ou blocos económicos têm o mesmo peso na emissão de gases com efeito de estufa. Em 2021, a China e os EUA, países que representam 22% da população mundial, foram responsáveis por 41% das emissões globais de gases com efeito de estufa. A resolução dos problemas ambientais terá de passar obrigatoriamente pelos dois maiores poluidores mundiais, a China e os EUA.
Por outro lado, o peso da UE nas emissões (7%) é semelhante ao seu peso na população mundial (6%). Os restantes países, que representam 72% da população mundial, são responsáveis por 52% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados