2023-05-22
Por +Factos
A Inteligência Artificial (IA) passou a ser tema de destaque, um pouco por todo o mundo, ao longo dos últimos meses, depois do lançamento do chatbot online ChatGPT. A impressionante capacidade desta ferramenta para desempenhar tarefas complexas em poucos segundos mostrou finalmente ao mundo todas as potencialidades da inteligência artificial. O ChatGPT apresenta performance acima dos humanos em vários exames académicos e profissionais habitualmente realizados nos EUA.
Se atualmente a capacidade destas ferramentas é impressionante, foi necessário percorrer um longo caminho.. Os sistemas de IA começaram a ser desenvolvidos há mais de 70 anos, após o aparecimento dos primeiros computadores digitais. Em 1950 já existia um pequeno rato robotizado (Theseus) capaz de percorrer um labirinto simples e de se lembrar do seu percurso, mas só depois de 2010 se desenvolveram os "sistemas de aprendizagem profunda“ - uma rede neural com muitas camadas. O AlexNET, um desses sistemas pioneiros, conseguiu reconhecer imagens de objetos como cães e carros a um nível quase humano.
Já próximo do final da década anterior, os sistemas de inteligência artificial alcançaram capacidades de reconhecimento de linguagem e imagem comparáveis às dos humanos, e no final de 2022 foi finalmente lançado o ChatGPT. Atualmente a inteligência artificial vai-se desenvolvendo rapidamente, fomentada por investimentos cada vez maiores por parte das empresas (176 mil milhões de dólares a nível mundial em 2021, 28 vezes superior ao que se verificava em 2013 - com preços constantes), e é previsível que nos próximos anos os avanços nesta área sejam impressionantes.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados