2022-10-25
Por +Factos
🇧🇷 Disputa-se dentro de poucos dias a 2.ª volta das eleições presidenciais no Brasil, um dos actos eleitorais mais polarizados da história da democracia brasileira. Importa, portanto, perceber de que forma a economia brasileira tem evoluído ao longo das últimas décadas.
Em 2003, ano da primeira eleição de Lula da Silva como presidente do Brasil, o PIB per capita, em paridade de poderes de compra, equivalia a 89% do PIB per capita das 3 economias mais ricas da América do Sul: Chile, Uruguai e Argentina. Desde então, a tendência tem sido de divergência relativamente a estas 3 economias, que, apesar de serem as mais ricas da região, ainda estão longe dos padrões de desenvolvimento de outras sociedades (como as europeias).
Em 2022, de acordo com estimativas do FMI, o PIB per capita do Brasil já só irá equivaler a 66% do PIB per capita dos 3 países acima mencionados. Em duas décadas a economia brasileira divergiu 23 pontos percentuais.
Nenhum presidente brasileiro nos últimos 20 anos conseguiu aproximar significativamente o país das 3 economias mais ricas da região, apesar de terem existido breves períodos de convergência.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados