2025-01-30
Por +Factos
A corrida ao desenvolvimento de modelos de linguagem de grande escala (LLM) está mais competitiva do que nunca. A inteligência artificial generativa tem sido uma das áreas de maior expansão no mundo da tecnologia, e os LLM desempenham um papel crucial nesse avanço. As maiores empresas do mundo competem para desenvolver os modelos mais potentes e eficientes, com esperança de que tenham um impacto significativo na automação, produtividade, etc..
Atualmente, os EUA lideram a corrida, com a OpenAI, Google, Anthropic, Microsoft, Amazon, Meta e X a dominarem o ranking dos melhores modelos, de acordo com um índice de qualidade do site especializado artificialanalysis.ai. No entanto, a China também está presente nos primeiros postos, com dois modelos muito interessantes, principalmente o Deepseek que ocupa a segunda posição e que, ainda esta semana, fez tremer as bolsas norte-americanas devido ao facto de, alegadamente, ter sido desenvolvido com muito menos capital do que os concorrentes dos EUA.
A Europa, por outro lado, ainda está a lutar para se posicionar nesta corrida. O Pixtral Large, da Mistral AI, é o único representante europeu no top 10, muito longe dos modelos mais capazes.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados