2023-03-28
Por +Factos
Nas últimas semanas, em 🇫🇷 França, temos assistido a grandes manifestações e protestos contra o decreto presidencial de Emmanuel Macron que aumentará progressivamente, até 2030, a idade mínima para a reforma sem penalização (não considerando a possibilidade de reforma antecipada sem penalização devido aos anos de descontos para a Segurança Social), de 62 para 64 anos.
Importa perceber de que forma a França se enquadra no actual contexto da Europa Ocidental e América do Norte, um grupo de países com demografias semelhantes. 🇫🇷 França é actualmente o país onde a idade mínima para solicitar a reforma padrão é menor neste conjunto de países, 5 anos abaixo dos países que lideram a tabela: 🇮🇹 Itália, 🇬🇷 Grécia, 🇮🇸 Islândia, 🇩🇰 Dinamarca e 🇳🇴 Noruega. Em todos estes países, o grupo de pessoas que se tornam elegíveis para solicitar a reforma durante 2023 têm 67 anos.
Portugal surge também entre os países onde a idade mínima para solicitar a reforma padrão sem penalização é superior (66 anos e 4 meses). No ano passado, era de 66 anos e 7 meses, mas, devido ao aumento da mortalidade durante a pandemia covid-19, a idade mínima para pedir a reforma baixou três meses, sendo que em 2024 manter-se-á nos 66 anos e 4 meses. Portugal é um dos países que indexam a idade da reforma à esperança média de vida.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados