2023-06-07
Por +Factos
Um dos sectores mais relevantes da economia portuguesa tem sido a indústria do calçado. Depois de atravessar uma grave crise na viragem de século, relacionada com a cada vez maior concorrência de países com mão-de-obra mais barata (China, países de leste europeu, etc.), o sector apostou na qualidade e diferenciação dos seus produtos, e inverteu a tendência de declínio.
Actualmente, a indústria do calçado tem um peso bastante elevado na economia do norte do país, especialmente na região do Tâmega e Sousa, onde se localiza uma boa parte das empresas do sector. No norte do país a sua importância ascende a 3% do emprego e a 2% do valor acrescentado. Estes valores sobem para 12% e 11%, respectivamente, na região do Tâmega e Sousa.
O sector apresenta uma enorme intensidade exportadora, sendo que o valor das exportações representou 2,6% do total das exportações portuguesas, em 2022. Houve um crescimento de 28% no valor das exportações de calçado desde 2010, a preços constantes.
Os principais destinos das exportações portuguesas são 🇩🇪 Alemanha (22% do valor total das exportações), 🇫🇷 França (19%) e 🇳🇱 Países Baixos (15%).
👉 Este é o primeiro quadro da nova série de quadros +Factos “De Portugal para o Mundo”, que procurará valorizar o qque de melhor se faz na economia portuguesa em prol da competitividade, num contexto mundial cada vez mais desafiante, e salientando os sectores mais exportadores.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados