2024-01-30
Por +Factos
Portugal desceu mais uma posição no Índice de Perceção de Corrupção para 2023, sendo agora 34.º a nível mundial, e 16.º no contexto europeu. É a pior classificação a nível mundial desde 2010. Com 61 pontos, menos um do que em 2022, Portugal volta a igualar a pontuação registada em 2020, a pior registada desde 2012, continuando abaixo do valor médio da sua região (65 pontos).
O índice de Perceção de Corrupção é a mais antiga e abrangente ferramenta de medição da corrupção e o indicador mais utilizado em todo o mundo, pontuando 180 países e territórios a partir da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público. No relatório deste ano, a Transparency International assinala que Portugal é “um dos países da Europa em que se registam falhas ao nível da integridade na política. No entender da Transparency International,o facto de Portugal ter mergulhado numa crise política quando o Primeiro-Ministro António Costa se demitiu, na sequência da detenção do seu chefe de gabinete no âmbito da Operação Influencer, é um exemplo de como os escândalos de integridade política persistem, salientando a necessidade de serem reforçadas as regras relativas aos conflitos de interesses, às normas éticas e à transparência no exercício de funções públicas e nas atividades de lobbying”.
A nível mundial, o relatório “evidencia que a maioria dos países fez poucos ou nenhuns progressos no combate à corrupção. A média global mantém-se inalterada (43 pontos), pelo décimo segundo ano consecutivo, com mais de dois terços dos países a registarem resultados inferiores a 50, o que indicia graves problemas de corrupção”.
A liderar o ranking mundial está a 🇩🇰 Dinamarca, seguindo-se a 🇫🇮 Finlândia e a 🇳🇿 Nova Zelândia. A 🇸🇴 Somália, a 🇻🇪 Venezuela e a 🇸🇾 Síria ocupam os últimos 3 lugares.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados