2023-01-31
Por +Factos
Portugal desceu uma posição no Índice de Perceção de Corrupção, em 2022, sendo agora 33.º a nível mundial e 16.º no contexto europeu. Com 62 pontos, regista a mesma pontuação do ano passado – e apenas 1 ponto acima da pontuação mínima registada na última década – continuando abaixo do valor médio do continente europeu (66 pontos).
O Índice de Perceção de Corrupção é a mais antiga e abrangente ferramenta de medição da corrupção e o indicador mais utilizado em todo o mundo, pontuando 180 países e territórios a partir da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público. No relatório deste ano, a Transparency International assinala que “a Estratégia Nacional Anticorrupção (ENAC) foi lançada sem diretrizes ou plano de monitorização, resultando em fraca aplicação e implementação lenta de medidas dirigidas à prevenção da corrupção no setor público”.
A nível mundial, “os países da região com melhor pontuação, a Europa Ocidental e a União Europeia, têm estado estagnados há mais de uma década ou diminuíram a sua pontuação nos últimos cinco anos. A influência indevida sobre a tomada de decisões, a aplicação deficiente das salvaguardas de integridade e as ameaças ao Estado de Direito continuam a minar a eficácia dos governos. No outro extremo do índice, os países com pontuações baixas são também incapazes de fazer progressos significativos”.
A liderar o ranking mundial está a ?? Dinamarca, seguindo-se a ?? Finlândia e a Nova Zelândia ?? empatados na 2.ª posição. A ?? Síria, o ?? Sudão do Sul e a ?? Somália continuam nos últimos 3 lugares, sendo que a região com pontuação média mais baixa é a África Subsaariana.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados