2024-09-24
Por +Factos
Nas últimas semanas, a União Europeia (UE) acordou para vários problemas que afetam a sua economia, na sequência da apresentação do Relatório Draghi. São vários os aspetos em que a UE tem perdido competitividade relativamente aos outros principais blocos económicos (EUA e China), nomeadamente em termos de produtividade.
Um dos indicadores mais impressionantes do relatório, e que talvez possa ajudar a explicar a perda de competitividade em termos de produtividade, é o investimento em capital de risco. A inovação é essencial para aumentar a produtividade de uma economia, mas, para tal, é necessário muito investimento em projetos de elevado risco e com resultados incertos.
O diferencial no investimento em capital de risco entre a UE e os EUA é enorme. Nas três fases de desenvolvimento analisadas - seed, fase inicial e fase final, o investimento europeu é cerca de um quinto do que se verifica nos EUA. Na fase final de desenvolvimento, enquanto nos EUA se investiu cerca de 100 mil milhões de dólares, em 2023, na UE o investimento ficou-se pelos cerca de 20 mil milhões de dólares (nomenclatura europeia, mil milhões $ = 1.000.000.000 $).
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados