2022-05-03
Por +Factos
Dia 3 de Maio celebra-se o Dia Mundial daLiberdade de Imprensa, um dos direitos fundamentais para a existência de uma sociedade livre e democrática. Contudo, a Liberdade de Imprensa é vista como um inconveniente em certos países ou sistemas políticos onde existe manipulação da opinião pública e onde se tenta evitar a troca de ideias e a discussão de múltiplos pontos de vista.
A Europa tem sido, ao longo das últimas décadas, o continente onde a liberdade de imprensa é mais respeitada e protegida. No entanto, na última década, tem-se verificado uma deterioração do índice de liberdade de imprensa na maior parte dos países europeus, apesar do topo do ranking dos países com melhor índice a nível mundial continuar a ser ocupado, em grande parte, por países desse continente (índice elaborado pela organização não governamental RSF - Repórteres Sem Fronteiras). Em 2022 existem apenas 7 países classificados com o nível mais elevado de liberdade de imprensa na Europa, sendo que em 2013 eram 19 países.
Em 2022 quem atingiu o melhor índice de liberdade de imprensa, a nível europeu, foi a Noruega, acompanhada no top 3 pela Dinamarca e pela Suécia. No topo inferior deste ranking estão a Rússia e a Bielorrússia. Portugal tem vindo a subir posições ao longo dos últimos anos e encontra-se na 7.ª posição.
A 20ª edição do índice da Repórteres Sem Fronteiras revela “uma dupla polarização, amplificada pelo caos informativo: polarização dos meios de comunicação social levando a fraturas dentro dos países e polarização entre estados a nível internacional”. Define o crescente caos informativo como “um espaço digital globalizado e desregulamentado, que incentiva a falsa informação e a propaganda”.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados