2023-08-08
Por +Factos
💶 Portugal é um dos países da União Europeia com mais baixos níveis de literacia financeira. Com base num inquérito levado a cabo pelo Eurobarómetro, da Comissão Europeia, e que agrega perguntas sobre o conhecimento financeiro e sobre o comportamento financeiro, Portugal é, entre os 27 países do espaço comunitário, o país com menor percentagem de inquiridos classificados com um “nível elevado de literacia financeira” (11% vs. 18% de média na UE). Nos 🇳🇱 Países Baixos, o mais bem classificado, fixa-se em 28%. Relativamente ao “nível baixo de literacia financeira”, os portugueses também estão mal classificados (19% vs. 18% em média na UE). Na 🇸🇮 Eslovénia e na 🇭🇺 Hungria não ultrapassa os 12%.
Uma das perguntas era sobre a inflação. "Imagine a seguinte situação: vão oferecer-lhe um presente de 1.000 euros dentro de um ano e, ao longo desse ano, a inflação mantém-se nos 2%.” De seguida, era perguntado se “dentro de um ano”, com esses 1.000 euros, seria possível comprar mais do que hoje, a mesma quantidade ou menos do que atualmente. Só pouco mais de metade (55%) dos 1.000 cidadãos portugueses inquiridos respondeu acertadamente – isto é, que dentro de um ano os 1.000 euros terão menos poder de compra do que no dia em que é exposto o problema. Foi a mesma percentagem de respostas certas registada na 🇬🇷 Grécia e pior só mesmo os 🇨🇾 cipriotas (48%).
“Este primeiro inquérito europeu à literacia financeira é uma chamada de atenção para nós e para os demais Estados-membros: juntos temos de fazer mais para melhorar os níveis de literacia financeira na União Europeia. Dotar as pessoas de confiança e das capacidades para tomarem decisões informadas acerca do seu dinheiro é do interesse de todos”, afirma Mairead McGuiness, a comissária com a pasta da estabilidade financeira.
Se a perspetiva da Comissão Europeia para os resultados agregados na UE não é positiva, em Portugal, que apresentou resultados muito mais pobres, há ainda mais motivos de preocupação.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados