2024-03-24
Por +Factos
A 24 de Março, celebra-se o Dia Nacional do Estudante.
Recentemente foram divulgados os resultados do teste de PISA - Programme for International Student Assessment, desenvolvido pela OCDE. Tal como refere João Marôco, através da organização portuguesa "Iniciativa Educação", o PISA visa “avaliar em que medida os alunos de 15 anos conseguem aplicar os seus conhecimentos e competências em matemática, ciências e leitura, para resolver problemas do quotidiano, necessários à cidadania ativa”. O PISA faz um retrato do desempenho dos alunos de cada país face aos padrões estabelecidos pela OCDE, identificando tendências ao longo dos anos e comparando o desempenho dos alunos dos sistemas educativos dos vários países participantes.
Foi amplamente noticiado o facto de os resultados médios dos alunos portugueses terem baixado substancialmente entre 2018 e 2022, mais do que a média na OCDE. Essa foi uma tendência que não se ficou pelos alunos medianos ou com piores resultados, houve um enorme decréscimo da percentagem de alunos de topo em Portugal.
É verdade que essa foi uma tendência que também se verificou, em média, na OCDE, mas, em Portugal, a quebra foi bem mais acentuada. Em 2018 havia 11,6% alunos de topo a matemática, tendo baixado para 6,7% em 2022 (-4,9 pontos percentuais vs. -2,2pp na OCDE). Na leitura baixou de 7,3% para 4,7% (-2,6 pp vs. -1,5pp na OCDE) e em ciências baixou de 5,6% para 4,3% (-1,3 pp vs. -0,2pp na OCDE). Performance de topo refere-se aos alunos que obtiveram pontuações dos níveis 5 e 6 (níveis mais elevados).
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados