2024-07-02
Por +Factos
Nos últimos dias saíram os resultados da última edição dos testes internacionais do PISA relativamente à literacia financeira dos alunos de 15 anos. O inquérito, organizado pela OCDE, avalia os conhecimentos e as competências dos estudantes, considerados essenciais para a tomada de decisões financeiras na sua vida atual e à medida que entram na vida adulta.
Os resultados, relativos a 2022, permitem tirar várias conclusões. A pontuação média dos alunos portugueses é de 494 pontos (numa escala de 0 a 1.000) e Portugal está abaixo da média na OCDE (498 pontos). A perda de 11 pontos por parte dos alunos portugueses compara com a melhoria em 3 pontos na média da OCDE (valor ajustado, de acordo com a metodologia da OCDE).
Portugal tem menos alunos (em percentagem) com níveis insuficientes de literacia financeira (abaixo do nível 2) do que a média na OCDE (15,5% vs. 17,9%). Ou seja, há mais alunos portugueses com os conhecimentos mínimos para a tomada de decisões financeiras do que, em média, na OCDE.
Por outro lado, Portugal tem muito menos alunos (em percentagem) com o nível mais elevado de literacia financeira (nível 5) do que a média da OCDE (6,6% vs. 10,6%). Isto significa que Portugal tem muitos alunos nos níveis médios de literacia financeira, mas há poucos alunos com conhecimentos muito elevados.
O relatório mostra também que os estudantes portugueses apresentam resultados ligeiramente superiores em literacia financeira, relativamente ao que seria expectável e previsto, de acordo com as suas competências a matemática e a leitura (diferença não estatisticamente significativa). De acordo com a OCDE, existe uma grande correlação entre os resultados em literacia financeira e os resultados de matemática e leitura, pelo que a quebra nas pontuações, que ocorreu nessas competências em 2022, face a 2018, terá impactado estes resultados.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados