

2026-06-27
Por +Factos
No Mundial do Desenvolvimento 2026, a iniciativa do Instituto +Liberdade que alinha a paixão pelo futebol com o desempenho em várias dimensões de desenvolvimento, coloca frente a frente Portugal e a Colômbia. Portugal supera a Colômbia, por larga margem, em todas as categorias de desenvolvimento analisadas. O resultado reflete diferenças profundas nos níveis de desenvolvimento económico, social e institucional dos dois países.
⚽ Portugal vai disputar a última partida da fase de grupos no Mundial de Futebol 2026 frente à Colômbia. Mas como se comparam estes dois países para lá dos relvados? Ao longo da competição, o Instituto +Liberdade promove o Mundial do Desenvolvimento, uma iniciativa que coloca frente a frente os países participantes em várias dimensões essenciais do desenvolvimento.
Neste confronto, tal como nos anteriores, Portugal leva clara vantagem. Na classificação global, o nosso país obtém 67 pontos, enquanto A Colômbia alcança 38, numa escala de 0 a 100. O resultado reflete diferenças significativas nos níveis de desenvolvimento económico, social e institucional dos dois países.
Na dimensão económica, Portugal destaca-se com um PIB per capita, ajustado para paridades de poder de compra, que é mais do dobro do que se verifica na Colômbia. Na saúde, a diferença também é expressiva: a mortalidade infantil no país sul-americano é aproximadamente quatro vezes mais elevada e o número de camas nos hospitais por habitante é menos de metade.
A educação é outra área onde Portugal apresenta melhores resultados. 7,3% das crianças colombianas em idade de escola primária não frequentam o ensino, face a uma percentagem residual em Portugal. As condições de vida evidenciam igualmente um contraste assinalável: apenas 3% dos portugueses vivem com menos de 10 dólares internacionais por dia (em paridades de poder de compra), enquanto essa proporção sobe para 72% na Colômbia.
De acordo com a subcategoria segurança, do Global Peace Index 2026, a Colômbia é o 2.º país mais inseguro entre os 48 participantes do Mundial do Desenvolvimento, ao passo que Portugal é o 15.ª mais seguro. Na subcategoria liberdades individuais do índice Freedom in the World, da Freedom House, Portugal surge na 8.ª posição, enquanto a Colômbia apenas na 29.ª.
A pontuação total de cada país no Mundial do Desenvolvimento 2026 resulta da média das seis categorias de desenvolvimento, incluindo cada uma vários indicadores primários que resultam de dados públicos e comparáveis (Banco Mundial, FMI, Our World in Data, etc.), normalizados numa escala 0–100. As categorias e os indicadores primários podem ter diferentes ponderações. Os indicadores considerados estão disponíveis na secção +Factos no site do Instituto +Liberdade 👉 https://maisliberdade.pt/
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2026 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados