

2026-06-23
Por +Factos
No Mundial do Desenvolvimento 2026, uma iniciativa do Instituto +Liberdade que aproveita o entusiasmo em torno do Mundial de Futebol para dar a conhecer e comparar o desempenho dos países em várias dimensões essenciais do desenvolvimento, Portugal defronta o Uzbequistão, vencendo em todas as categorias com uma enorme confortável. O resultado reflete diferenças profundas nos níveis de desenvolvimento económico, social e institucional dos dois países.
⚽ Portugal prepara-se para disputar mais uma partida no Mundial de Futebol 2026, desta vez frente ao Uzbequistão. Mas como se comparam estes dois países para lá dos relvados? Ao longo da competição, o Instituto +Liberdade promove o Mundial do Desenvolvimento, uma iniciativa que coloca frente a frente os países participantes em várias dimensões essenciais do desenvolvimento.
Neste confronto, Portugal leva clara vantagem. Na classificação global, o nosso país obtém 67 pontos, enquanto o Uzbequistão alcança 43, numa escala de 0 a 100. O resultado reflete diferenças significativas nos níveis de desenvolvimento económico, social e institucional dos dois países.
Na dimensão económica, Portugal destaca-se com um PIB per capita, ajustado para paridades de poder de compra, cerca de cinco vezes superior ao do Uzbequistão. Na saúde, a diferença também é expressiva: a mortalidade infantil no país da Ásia Central é aproximadamente cinco vezes mais elevada.
A educação é outra área onde Portugal apresenta melhores resultados. Cerca de um quarto da população portuguesa frequentou ou concluiu o ensino superior, comparando com cerca de 17% da população uzbeque. As condições de vida evidenciam igualmente um contraste assinalável: apenas 3% dos portugueses vivem com menos de 10 dólares internacionais por dia (em paridades de poder de compra), enquanto essa proporção sobe para 19% no Uzbequistão.
De acordo com o indicador que avalia a qualidade da justiça civil, do Rule of Law Index, o Uzbequistão é o 16.º país, entre os 48 participantes do Mundial do Desenvolvimento, com menor qualidade da justiça civil, ao passo que Portugal está dez posições melhor classificado. Relativamente à qualidade da democracia, no Democracy Index 2025 da Economist Intelligence Unit (The Economist), Portugal é classificado como uma democracia plena, enquanto o Uzbequistão é considerado um regime autoritário.
A pontuação total de cada país no Mundial do Desenvolvimento 2026 resulta da média das seis categorias de desenvolvimento, incluindo cada uma vários indicadores primários que resultam de dados públicos e comparáveis (Banco Mundial, FMI, Our World in Data, etc.), normalizados numa escala 0–100. As categorias e os indicadores primários podem ter diferentes ponderações. Os indicadores considerados estão disponíveis na secção +Factos no site do Instituto +Liberdade 👉 https://maisliberdade.pt/
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2026 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados