2022-06-01
Por +Factos
Por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se celebra no próximo dia 10 de Junho, iniciamos hoje uma série de 10 análises a 10 indicadores em que Portugal se encontra entre as principais referências internacionais.
Portugal é o 3.º país com melhores políticas de integração de imigrantes no mundo. De acordo com o Índice de Políticas de Integração de Migrantes, que avalia políticas relacionadas com o acesso ao emprego (e mobilidade), à saúde, à educação, à habitação permanente, a luta contra a discriminação, a participação política, o acesso à nacionalidade e a reunificação de famílias, Portugal manteve-se, em 2020, no top 3 dos países que mais bem acolhem no mundo. “Portugal melhorou de forma consistente desde a primeira edição do índice,, em 2005, e especificamente na avaliação geral melhorou três pontos entre 2014 e 2020”, refere o relatório, acrescentando que “as políticas de integração portuguesas melhoraram ligeiramente em todas as dimensões da igualdade de direitos, oportunidades e segurança para os imigrantes”.
Em comparação com todos os outros países desenvolvidos, as políticas de integração de Portugal são acima da média em praticamente todas as áreas de política, excepto no acesso à saúde e à habitação permanente (áreas em que Portugal apresenta um desempenho mais pobre).
Portugal destaca-se particularmente em matéria de mobilidade no mercado de trabalho, onde fica em primeiro lugar, a par da Alemanha e dos países nórdicos, por garantir “igualdade de tratamento e apoio específico, tanto para cidadãos portugueses como para cidadãos de fora da Europa”, em matéria de reunificação familiar (3.ª posição), como tendo das “políticas mais favoráveis à reunificação a nível mundial”, e em matéria de combate à discriminação (3.ª posição), pelas suas “políticas fortes” e pelos mecanismos de execução que “estão lentamente a aumentar os níveis de consciencialização pública e as denúncias”, apesar de serem “leis recentes e com poucos recursos, comparativamente com os habituais países de destino”.
A Suécia e a Finlândia ocupam, por esta ordem, as duas primeiras posições do ranking e são os países com melhores políticas de acolhimento de imigrantes, ao passo que a Índia, a Jordânia e a Arábia Saudita se destacam pela negativa (no universo dos 56 países abrangidos pelo índice).
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados