2022-01-12
Por +Factos
A última década do século XX e a primeira do século XXI foram marcadas por fortes investimentos públicos na rodovia, alavancados nos fundos comunitários, após a entrada de Portugal na CEE (atual União Europeia). Em 1990, Portugal tinha apenas 303 km de autoestradas. Dez anos depois, em 2000, já tinha 1.482 km (cinco vezes mais), e em 2010 alcançou 2.737 km, chegando a 3.065 km em 2013, mantendo-se até hoje.
Em sentido contrário, nas últimas décadas desinvestiu-se na ferrovia. De 3.607 km de linhas ferroviárias exploradas em 1985, restam agora apenas 2.500 km, o que representa uma diminuição de 30%. Enquanto Portugal reduziu a extensão ferroviária, a vizinha Espanha, entre 1995 e 2018, aumentou 11% a extensão da sua linha ferroviária (Pordata).
Um artigo do Público, de 2018, destaca que "nenhum plano ferroviário foi cumprido desde o Estado Novo". Acrescentam que "na história da democracia, raro foi o governo que não resistiu a apresentar o seu plano para os caminhos-de-ferro sem que, no entanto, o tenha executado". (https://loom.ly/JPasiM0)
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