2023-08-14
Por +Factos
Estamos no mês de Agosto, mês em que, habitualmente, mais pessoas gozam férias. No entanto, nem todas as pessoas têm a possibilidade de viajar e passar férias fora da sua residência habitual, seja no seu próprio país ou no estrangeiro. Portugal destaca-se pela negativa neste aspeto e é um dos países europeus (7.º) em que existe uma maior percentagem da população sem capacidade para pagar uma semana de férias fora da sua residência (37% da população com 16 anos ou mais de idade).
Portugal compara principalmente com os países de leste e sul da Europa na incapacidade para usufruir de férias fora da residência, ou seja, com os países de baixo rendimento no contexto europeu. Acima de Portugal, e a liderar esta lista estão a 🇷🇴 Roménia (63% da sua população não consegue pagar uma semana de férias fora da sua residência), a 🇬🇷 Grécia (49%) e a 🇧🇬 Bulgária (44%). Pela positiva, destacam-se o 🇱🇺 Luxemburgo (8%), a 🇸🇪 Suécia (10%) e a 🇫🇮 Finlândia (12%).
Os resultados de vários estudos científicos têm mostrado que as férias oferecem efeitos positivos na saúde mental e física, contribuindo para o bem-estar geral de quem se afasta da agitação e das responsabilidades do trabalho e da rotina diária.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados