2023-09-22
Por +Factos
Perante a elevada subida do preço dos combustíveis nos últimos meses, o governo está a ser pressionado para aliviar a carga fiscal sobre o gasóleo e a gasolina. De facto, ao passar a fronteira para Espanha, deparamo-nos com preços dos combustíveis consideravelmente mais baixos que em Portugal. Tendo em conta que o preço da matéria-prima é estabelecido nos mercados internacionais e é idêntico para os dois países, qual é a justificação para esta diferença de preços entre países vizinhos?
De acordo com os dados mais recentes da plataforma de acompanhamento do preço dos combustíveis “Weekly Oil Bulletin” da Comissão Europeia, em média, o gasóleo e a gasolina 95 são, respetivamente, 14 cêntimos e 11 cêntimos mais baratos em Espanha do que em Portugal. No entanto, os preços sem impostos são muito semelhantes (até ligeiramente superiores em Espanha, no caso da gasolina 95), pelo que a variação de custo entre os dois países deve-se apenas à diferença de carga de impostos sobre estes produtos.
O valor pago de impostos por 1 litro de gasóleo em Portugal é 19% superior a Espanha, e +21% no caso da gasolina 95. O Estado arrecada quase 51% do preço final da gasolina 95 através de impostos, e 44% no caso do gasóleo.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados