2025-02-19
Por +Factos
Um dos grandes entraves à competitividade da economia portuguesa é a baixa produtividade por hora trabalhada, que é a 9.ª mais reduzida na UE (entre os 26 países analisados) e é cerca de 25% inferior à média no espaço económico europeu.
Além disso, os trabalhadores portugueses registam uma média de 1.631 horas anuais de trabalho, o que, apesar de ser superior à maioria dos países mais desenvolvidos na UE, fica abaixo da maioria das economias da Europa de Leste, que competem com Portugal nos últimos lugares do ranking de produtividade da UE. Como resultado, a produtividade por pessoa empregada em Portugal, apesar de ser ligeiramente superior em relação à média da UE (76%), apenas nos permite ocupar a 21.ª posição entre os países analisados (6.ª produtividade mais reduzida, três posições abaixo do que se verifica na produtividade por hora trabalhada).
Bélgica e Dinamarca registam os mais elevados níveis de produtividade na UE, enquanto que a Grécia e a Bulgária ocupam os últimos lugares do ranking.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados