2024-09-23
Por +Factos
Na semana de arranque do ano letivo, mais uma vez discute-se a falta de professores em Portugal. São normalmente indicados vários fatores para a pouca atratividade da profissão, nomeadamente as questões salariais.
Será que os professores portugueses ganham muito ou pouco no contexto da OCDE? Por um lado, os professores portugueses ganham cerca de 35% acima da média dos trabalhadores portugueses com formação superior. Na OCDE, em média, os professores ganham -12% que a média dos trabalhadores com ensino superior. Ou seja, em termos comparativos, face aos salários médios em cada país, os números revelam que a classe docente portuguesa é mais valorizada em termos de rendimentos que os professores de outros outros países países.
No entanto, ainda assim o poder de compra dos professores portugueses fica aquém do poder de compra dos professores de outros países da OCDE, já que os níveis médios de rendimentos em Portugal são muito inferiores, estendem-se a todas as áreas profissionais e os professores não são exceção. Os professores portugueses auferem um salário anual cerca de 17% abaixo da média na OCDE, em paridade de poderes de compra (48 mil $ internacionais em Portugal vs. 58 mil $ internacionais na OCDE).
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados