2021-06-18
Por +Factos
Cerca de 400 mil portugueses residem no Reino Unido. No entanto, a confirmar-se a tendência pós-Brexit, este número poderá descer nos próximos anos. Um estudo do portal de emprego Indeed assinala uma queda de 36% (face à média pré-pandemia) na procura de emprego por cidadãos da União Europeia (UE) para vagas no Reino Unido. A queda foi mais significativa nos trabalhos menos remunerados, nomeadamente na hotelaria (-41%).
A pandemia justificará apenas uma parte desta redução, visto que, nas regiões onde o Brexit não teve impacto, esta queda acentuada não se verifica. A procura de empregos no Reino Unido por cidadãos estrangeiros fora da União Europeia reduziu apenas 1%, equivalente à redução pelos cidadãos irlandeses que, apesar de pertencerem à UE, continuam a usufruir dos mesmos direitos para residir e trabalhar no Reino Unido.
Adicionalmente, números oficiais demonstram a queda acentuada de imigração no Reino Unido proveniente da União Europeia desde 2016, o ano do “Sim” ao referendo do Brexit. Esta tendência não se verifica fora da União Europeia.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados