2023-02-14
Por +Factos
Em 2022, Portugal caiu seis lugares no ranking de competitividade mundial do Institute for Management and Development (IMD), liderado pela Dinamarca, com a economia nacional a recuar para a posição 42 entre os 63 países avaliados. A política fiscal e as práticas de gestão, são as áreas onde o país apresenta pior desempenho.
O mesmo relatório levantou uma série de desafios a Portugal para os próximos anos, que, se forem cumpridos, irão certamente melhorar a competitividade da economia portuguesa. Esses desafios focam-se, sobretudo, no crescimento económico, na literacia financeira, na transição digital, nas reformas no Estado e nas questões demográficas.
Mais especificamente os desafios são: alcançar um crescimento económico sustentável acima da média da União Europeia e dos seus pares; melhorar a qualidade da gestão através de uma estratégia nacional que promova a literacia financeira e o empreendedorismo; reforçar a estratégia nacional para a transformação digital e transição energética que ajude a competitividade das empresas; adoptar reformas na justiça, saúde, educação e segurança social e almejar a sustentabilidade da dívida pública; alcançar um acordo interpartidário para lidar com questões demográficas urgentes do envelhecimento, baixa taxa de natalidade e migração.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados