2023-11-16
Por +Factos
De acordo com dados da OCDE, em Portugal os médicos especialistas (médicos especialistas a trabalhar por conta de outrem) ganham, em média, 2,2 vezes mais do que o salário médio no país. Trata-se de um dos rácios mais baixos na Europa, sendo que, entre os 23 países europeus, com dados disponíveis, pertencentes à Organização, é o 7.º valor mais reduzido.
Tendo em conta que a remuneração média em Portugal é uma das mais baixas entre os países considerados, o baixo rácio acima referido, é ainda mais preocupante. É um rácio muito reduzido que tem como denominador uma remuneração média, já de si, muito baixa. 🇸🇪 Suécia, 🇫🇷 França, 🇮🇸 Islândia ou 🇳🇴 Noruega apresentam um rácio da remuneração dos médicos, sobre o salário médio nacional, inferior a Portugal, mas, tendo em conta que nesses países a remuneração média é muito superior à que se verifica em Portugal, esse baixo rácio é menos impactante, e os médicos são bem remunerados. O maior rácio verifica-se na 🇭🇺 Hungria (4,7), sendo a 🇵🇱 Polónia o país que apresenta o rácio mais reduzido (1,4).
Analisando a média da remuneração anual bruta dos médicos especialistas, nos países considerados, e em paridade de poderes de compra, Portugal é o 5.º país onde a remuneração é mais baixa (65 mil $ por ano). A remuneração mais elevada regista-se na 🇩🇪 Alemanha (188 mil $), sendo que é na 🇱🇻 Letónia que temos a remuneração é mais reduzida (43 mil $).
Na última década, entre 2011 e 2021, os médicos especialistas em Portugal perderam, em média e em termos reais, 1,1%/ano da sua remuneração bruta, sendo um dos poucos países europeus onde os médicos viram a sua remuneração real reduzir-se neste período.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados