2022-11-17
Por +Factos
O Partido Comunista Português (PCP) está em processo de mudança de liderança, sendo este um dos temas mais falados nas últimas semanas.
O partido, agora liderado por Paulo Raimundo, continua a ter bastante relevância na esfera política nacional, inclusivamente através das forças sindicais, apesar dos resultados eleitorais mostrarem uma tendência de declínio do seu eleitorado. Portugal é um dos 6 países da União Europeia que ainda mantém representação parlamentar comunista, contando actualmente com 6 deputados na Assembleia da República. Para além disso, recentemente, o PCP fez parte de uma solução governativa, através da “geringonça”.
A maioria dos países da UE já não tem representação parlamentar comunista desde as décadas de 80 e 90 do século passado. Nenhum dos países de leste, que fizeram parte da União Soviética ou da sua esfera de influência, tem actualmente representação parlamentar comunista, sendo que a maioria desses países não tem deputados comunistas nos seus parlamentos desde a queda do regime soviético. A 🇱🇻 Letónia, apesar da proibição dos partidos comunistas neste país, teve no seu parlamento o Partido Socialista da Letónia até ao presente ano. Apesar do nome, trata-se de um partido comunista, sucessor do Partido Comunista da Letónia.
Para além de Portugal, os outros países da UE com representação parlamentar comunista são a 🇪🇸 Espanha, a 🇫🇷 França, a 🇧🇪 Bélgica, a 🇬🇷 Grécia e o 🇨🇾 Chipre.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados