2021-11-22
Por +Factos
O mais recente Relatório Global sobre o Estado da Democracia, do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Social (International IDEA), assinala um retrocesso democrático em Portugal em 2020. Aliás, Portugal foi o único país da Europa Ocidental que registou uma queda em três parâmetros analisados: independência judicial, ausência de corrupção e igualdade perante a lei.
Relativamente à corrupção em Portugal, Casas-Zamora, o secretário-geral do International IDEA, em declarações à Lusa, atribui os sinais mais preocupantes a um aumento da visibilidade pública do problema em Portugal: “Pelo que nos apercebemos, houve uma série de investigações judiciais que revelaram problemas graves de corrupção que envolvem juízes e altos responsáveis políticos”.
O secretário-geral do International IDEA acrescenta: “Portugal mantém-se no grupo intermédio, no que diz respeito à qualidade da democracia. E revela mesmo índices muito positivos em vários parâmetros. A maior fragilidade parece residir na aplicação da justiça e no esforço do combate à corrupção”.
A crise pandémica (e respetivas medidas restritivas) terá impactado negativamente vários países, incluindo Portugal. O relatório, que é produzido desde 1975 para 158 países, destaca ainda que três países do Leste Europeu revelam uma forte degradação democrática: Hungria, Polónia e Eslovénia.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados