2021-07-02
Por +Factos
𝗔𝘂𝘁𝗮́𝗿𝗾𝘂𝗶𝗰𝗮𝘀 𝟮𝟬𝟮𝟭 - 𝗨𝗺 𝗽𝗮𝗶́𝘀 𝗮 𝘃𝗮́𝗿𝗶𝗮𝘀 𝘃𝗲𝗹𝗼𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀
A poucos meses das eleições autárquicas, iniciamos hoje a publicação de um conjunto de quadros que retratam o país e as suas diferentes realidades. Que concelhos têm crescido mais? Que regiões têm perdido mais população? Quais as autarquias que nunca mudaram de partido desde o 25 de Abril? Estas e outras questões serão respondidas durante os próximos meses.
Oeiras é o concelho com um ganho médio mensal (que inclui remuneração base, prémios, subsídios e horas extra) mais elevado entre os 80 concelhos mais populosos do país. O pódio é composto apenas por concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, seguindo-se o Porto em 4.º lugar. Os cidadãos de Lousada (no fim da lista) recebem, em média, menos de metade da população de Oeiras e -40% dos trabalhadores do Porto que vivem a menos de 50 km. Distintos níveis de custo de vida justificarão, em parte, as diferenças assinaladas.
Oliveira de Azeméis, Guarda e Santo Tirso foram os concelhos que subiram mais na classificação desde 2010. Por outro lado, Montijo, Odivelas e Sesimbra foram aqueles que verificaram quedas relativas mais significativas neste indicador face aos restantes concelhos.
O ganho médio mensal nacional reduziu cerca de 2% desde 2010 (descontando a inflação) e as suas oscilações pelas várias regiões do país demonstram as disparidades existentes, sobretudo entre o litoral e o interior.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados