2023-01-09
Por +Factos
Com a crescente preocupação ambiental e de sustentabilidade urbana, os cidadãos têm, cada vez mais, procurado alternativas de mobilidade mais amigas do ambiente. A utilização de transportes colectivos é uma das opções.
No entanto, em 2019, último ano antes da pandemia, Portugal era o 2.º país da UE em que o automóvel mais era utilizado como transporte de passageiros (89%), sendo que do total de quilómetros percorridos pelos portugueses, apenas 11% foi com recurso aos transportes colectivos (contabilizando os autocarros e comboios). Apenas na Lituânia existe um peso maior do automóvel no transporte terrestre de passageiros (92%), sendo que a média europeia se fixa em 83%.
De acordo com o Observatório ACP, a pouca utilização de transportes colectivos por parte dos portugueses deve-se, entre outros, à falta de pontualidade, pouca frequência e ao elevado tempo de viagem. A oferta ineficaz de transportes colectivos, acompanhada da falta de estacionamento à entrada das cidades, explicam também estes resultados. Por outro lado, para os portugueses, o preço não é um factor decisivo na hora de optar pelo transporte colectivo.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados