2023-11-03
Por +Factos
De acordo com as empresas, a localização, o clima e os recursos humanos são as principais vantagens comparativas da economia portuguesa. Esta é uma das conclusões do Observatório da Competitividade Fiscal 2023, da Deloitte, com base num questionário, realizado durante os meses de junho e julho de 2023, dirigido a 114 empresas com sede fiscal em Portugal.
70% das empresas apontaram o “acesso ao mercado europeu” como uma vantagem comparativa da economia portuguesa, seguindo-se o “clima” (60%), a “situação geográfica” (58%) e a “qualidade, formação e flexibilidade dos trabalhadores” (53%). A “qualidade do ensino superior” também obteve um número significativo de respostas (36%).
Por outro lado, as questões legais e fiscais foram aquelas que obtiveram menos respostas por parte das empresas. Apenas 1% das empresas apontou a “carga fiscal global sobre as empresas” como uma vantagem comparativa da economia portuguesa. Mesma percentagem obteve a “taxa nominal genérica de IRC”, ao passo que “o enquadramento laboral” e a “taxa efetiva de IRC” obtiveram 2% das respostas. O enquadramento legal ficou pelos 3%.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados