Mais Liberdade
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin

2023-01-17

Por Instituto +Liberdade

2º Aniversário Instituto +Liberdade | +Ideias 2023

Revê o evento no 🎥 YouTube:

1️⃣ Boas-vindas (André Pinção Lucas)

2️⃣ Abertura (Cecília Meireles)

3️⃣ Desatar o novelo burocrático e fiscal que as PME enfrentam e deixá-las crescer (Fernando Alexandre, Maria Villas-Boas e José Maria Rego - moderação: António Costa)

4️⃣ Libertar as escolas e as universidades para aumentar a qualidade e a equidade na educação (Cláudia Sarrico)

5️⃣ Destruir os mitos anti-capitalistas (Carlos Guimarães Pinto)

6️⃣ Revitalizar o setor cultural numa economia de mercado (Pedro Boucherie Mendes, Gabriela Leite e João Pinto - moderação: Carlota Pignatelli Garcia)

7️⃣ Encerramento (João Miguel Tavares) 

O que têm em comum o cronista João Miguel Tavares, o director de programas Pedro Boucherie Mendes, o fundador da maior plataforma portuguesa de financiamento directo para empresas, José Maria Rego, a fundadora de uma bem sucedida marca de snacks, Maria Villas-Boas, o humorista João Pinto, a violoncelista Gabriela Leite, a professora catedrática Cláudia Sarrico, os directores não-executivos do Instituto +Liberdade Carlos Guimarães Pinto, Cecília Meireles e Fernando Alexandre, e o nosso director executivo, André Pinção Lucas? São os oradores confirmados para o evento do 2.º aniversário do Instituto +Liberdade!

O Instituto +Liberdade está quase a fazer dois anos de existência e queremos comemorar com os nossos membros, voluntários e amigos.

No próximo dia 11 de Fevereiro, entre as 14h30 e as 19h, vamos estar em Lisboa, no Ramada Lisbon Hotelpara festejarmos todos os objectivos que, juntos, já alcançamos nesta, ainda curta, caminhada.

📌 Se não conseguires estar presente, poderás assistir ao evento online (nesse caso não precisas de te inscrever).

Consulta em baixo o programa completo:

💪Juntos pelos valores da democracia liberal!

Vídeo completo:

 

Biografias dos Oradores e Moderadores +Ideias 2023:

ANDRÉ PINÇÃO LUCAS

Licenciado e Mestre em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico, com especialização nos ramos de Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Empresariais, André Pinção Lucas é cofundador e Director Executivo do Instituto +Liberdade.

Foi consultor estratégico na McKinsey & Company e liderou áreas de desenvolvimento e análise de negócio na Sonae; esteve envolvido em projetos transformacionais na The Navigator e coliderou uma startup tecnológica.

É coautor dos livros "Milhões a Voar - as mentiras que nos contaram sobre a TAP", e “Portugal em 50 Factos – um retrato desconcertante de Portugal”, ambos da Colecção +Liberdade.

CECÍLIA MEIRELES

Advogada e política, com um MBA em Gestão de Empresas. Foi deputada na Assembleia da República entre 2009 e 2022, onde foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo. Integrou ainda, entre outras, a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Foi Secretária de Estado do Turismo do XIX Governo Constitucional.

É Directora Não-Executiva do Instituto +Liberdade

FERNANDO ALEXANDRE

Doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College, Fernando Alexandre é Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, vice-presidente do Conselho Económico e Social e Director Não-Executivo do Instituto +Liberdade. Na Universidade do Minho exerceu as funções de Pró-Reitor, Presidente da Escola de Economia e Gestão e Director do Departamento de Economia. Exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional.

É autor/coordenador de oito livros sobre a economia portuguesa e de diversos artigos publicados em revistas científicas internacionais. Realizou actividades de consultoria para diversas instituições privadas, para o Governo português e para a Comissão Europeia. É colunista do Jornal Observador.

JOSÉ MARIA REGO

Empreendedor tecnológico e financeiro, José Maria Rego é Fundador, CEO e chairman da Raize, Fintech cotada na Euronext Lisbon e que é a maior plataforma de financiamento directo para empresas em Portugal.

Licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics e Mestre em Gestão e Finanças pela Católica Lisbon e pela ESCP Europe, foi gestor de projecto na consultora internacional Oliver Wyman e membro do Strategic Advisory Board para o G7.

É ainda Professor Assistente de Gestão Internacional emembro do Comité Fundador da Plataforma de Internacionalização na Católica School of Business and Economics.

MARIA VILLAS-BOAS

Diretora de Portfólio na Shilling Venture Capital, fundou a Urban Foods, empresa portuguesa que produz snacks saudáveis, Maria Villas-Boas é formada em Gestão de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Tecnológico Fuenllana, tendo estudado também na Universidade do Texas, em Austin, na Porto Business School e na Católica Lisbon School of Business & Economics.

Conta com mais de 15 anos de experiência em retalho. O último cargo que ocupou antes de se aventurar como empreendedora foi na Sonae, onde trabalhou como responsável comercial da Área Bio & Saudável dos supermercados Continente e esteve envolvida no projeto de abertura dos primeiros supermercados Go Natural.

ANTÓNIO COSTA (Moderador)

Jornalista desde 1992, já passou por várias redações, como o JN, Expresso, Agência Lusa e Económico, incluindo em funções de direcção, sempre dedicado às áreas económica e financeira. Fundou o jornal ECO, onde é Publisher. É também comentador-residente na TVI/CNN Portugal.

CLÁUDIA SARRICO

Doutorada em Gestão pela Warwick Business School, no Reino Unido, e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, Cláudia Sarrico é Professora Catedrática da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Foi assessora da presidência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e do Gabinete de Estudos e Análise da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Trabalhou 5 anos na OCDE, como especialista e analista em políticas de educação, ensino superior e ciência e é atualmente investigadora sénior do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

CARLOS GUIMARÃES PINTO

Economista, Professor Universitário e Político. Foi cofundador e primeiro Diretor Executivo do Instituto +Liberdade, onde ocupa actualmente o cargo de Diretor Não-Executivo.

Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi Consultor de Estratégia na área das Telecomunicações e Economia Digital em mais de 20 países e deu aulas de economia em várias universidades em Portugal e no estrangeiro. Autor do livro “A Força das Ideias: histórias de uma eleição”, e coautor de 4 livros, incluindo “Milhões a Voar - as mentiras que nos contaram sobre a TAP” - o primeiro livro da Colecção +Liberdade.

É Deputado na Assembleia da República.

JOÃO PINTO

Humorista, presença habitual no Lisbon Comedy Club. Estreou-se em 2007 no programa da RTP "Sempre em Pé". Em 2015 fez o seu primeiro espetáculo a solo.

Em 2018, no podcast "Com o Humor Não se Brinca", de Fernando Alvim e Nelson Nunes, os anfitriões do programa referiam que João Pinto "é um dos humoristas mais desconhecidos, mas um dos mais mencionados pelos seus pares". No podcast "Humor à Primeira Vista", do Expresso, em 2022, foi apresentado como "o segredo mais bem guardado da comédia nacional".

Já actuou nos palcos de comédia do NOS Alive, O Sol da Caparica, Festival F e participou no programa “5 Para a Meia Noite”.

Podemos ouvi-lo também na Rádio Observador, onde é comentador desportivo.

PEDRO BOUCHERIE MENDES

Director de Planeamento Estratégico e de Conteúdos Digitais na SIC.
Apresenta o programa “Irritações” na SIC Radical e faz parte do painel do programa “Pop Up” na Rádio Observador.
Publicou vários livros e colabora regularmente no semanário Expresso, onde escreve sobre televisão e assuntos de cultura e entretenimento. 

GABRIELA LEITE

Violoncelista e professora de música, natural do Brasil, Gabriela Leite apresenta-se actualmente em quartetos de cordas e actua como artista de rua em diversas cidades da Europa. É directora artística do Projeto Arte à Capela, que visa democratizar o acesso à cultura em Lisboa, nas suas mais variadas vertentes.

Ainda no Brasil, iniciou os estudos de violoncelo em 2009 no Projecto Guri. No mesmo ano entrou para o Conservatório Maestro Fego Camargo. Em 2012 ganhou uma bolsa de estudos para a Faculdade Fiam Faam-FMU. Em 2017 mudou-se para Lisboa, onde frequentou a classe de violoncelos do Professor Paulo Gaio Lima, na Metropolitana (ANSO).

Passou por diversos festivais internacionais de música, Foi primeiro violoncelo pela Orquestra Arte Barroca durante 5 anos, leccionou violoncelo durante 5 anos na Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo e coordenou a Orquestra Escola Livre Manacá.

CARLOTA PIGNATELLI GARCIA (Moderadora)

Licenciada em Dança, pós-graduada em Crítica, Curadoria e Teorias de Arte e mestre em Gestão Cultural. Trabalhou em várias instituições do sector cultural, nas áreas da comunicação, relações institucionais, e produção. Actualmente é gestora de vendas e assessoria mediática na Terra Esplêndida, uma produtora de exposições.

JOÃO MIGUEL TAVARES

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É sócio e publisher da empresa Cinco Um Zero, através da qual cria revistas, livros, sites e eventos. É jornalista, colunista do jornal Público, comentador, na SIC, do “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer” (ex“Governo Sombra”) e co-autor, com Rui Ramos, do podcast da Rádio Observador “E o Resto É História”.

Em 2019, presidiu às comemorações do Dia de Portugal. Publicou um livro com os discursos desse dia, dois livros de crónicas, quatro livros infantis e escreveu o argumento da série de televisão “Prisão Domiciliária.”

MARINA TEIXEIRA (Apresentação)

Economista, licenciada pela Universidade de Aveiro, é actualmente Performance Reporting Assistant na Mercer Portugal.

É membro fundador do Instituto +Liberdade, Pioneira do Campus da Liberdade e voluntária do Projecto Jovem +Liberdade.

Foi Fundadora e Vice-Presidente da FEP Economy Society - uma organização com o objectivo de pensar, estudar e debater economia no panorama académico. Foi membro na equipa de Relações Externas da Academia de Política Apartidária (APA).

Instituto +Liberdade

Em defesa da democracia-liberal.

info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166

© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados

Este website utiliza cookies no seu funcionamento

Estas incluem cookies essenciais ao funcionamento do site, bem como outras que são usadas para finalidades estatísticas anónimas.
Pode escolher que categorias pretende permitir.

Este website utiliza cookies no seu funcionamento

Estas incluem cookies essenciais ao funcionamento do site, bem como outras que são usadas para finalidades estatísticas anónimas.
Pode escolher que categorias pretende permitir.

Your cookie preferences have been saved.