2021-10-29
Por Carlos Guimarães Pinto
O Instituto +Liberdade não nasceu para preparar as próximas eleições. Nasceu para preparar as próximas gerações.
Tudo indica que em breve haverá eleições antecipadas. O cálculo político à esquerda assim o ditou.
Os próximos tempos irão ser irremediavelmente marcados pela espuma dos dias e pelas discussões próprias de campanhas eleitorais. É natural e saudável que assim seja.
Um dos princípios fundadores do Instituto +Liberdade é a defesa da democracia-liberal. Numa democracia-liberal a queda de um governo sem apoio maioritário no parlamento é algo natural. Não é uma crise política.
Antes pelo contrário, é a política a funcionar como se espera que funcione. Numa democracia saudável, os governos caem quando perdem apoio maioritário. Nenhum democrata tem receio de eleições. Numa democracia saudável ter eleições não é uma crise política. Crise seria não haver eleições quando necessário. Crise é, na verdade, aquilo em que o país está enfiado há 20 anos e não houve estabilidade governativa capaz de o inverter.
O Instituto +Liberdade prosseguirá com o seu calendário. Nos próximos meses serão lançados dois livros que andam a ser trabalhados há meses e também uma pós-graduação. O projecto +Literacia foi reconfigurado para tornar as aulas mais atractivas para alunos de todas as idades e um novo piloto será lançado em breve. Todos os restantes projectos continuarão e serão apresentados nas datas previstas e o planeamento para novos projectos em 2022 continuará como sempre.
Entre os membros fundadores do Instituto +Liberdade contam-se pessoas de vários partidos. A grande maioria não tem atividade partidária. Entre aqueles que têm atividade partidária, é expectável que os interesses dessa vida possam não estar, em certas circunstâncias, alinhados entre si, principalmente em períodos eleitorais (mesmo entre aqueles que esperam alinhá-los mais tarde). É natural que assim seja numa democracia saudável, mesmo entre pessoas que partilham boa parte dos seus valores. Como é evidente, isso não se vai reflectir na atividade do Instituto que continuará com todas as atividades planeadas.
As eleições são um jogo de soma nula: Para uns ganharem, outros têm que perder. Mas o conhecimento, a literacia e a divulgação das boas ideias é um jogo de soma positiva.
Será sempre esse o jogo a que o Instituto +Liberdade se dedicará, independentemente da acção partidária dos seus membros e dirigentes. A capacidade de cimentar um conjunto de princípios, de fomentar a literacia económica e financeira, de levar as boas ideias a pessoas de todos os partidos é o que fará com que a prazo melhore a qualidade da discussão política e das decisões tomadas. Tem sido esse, e continuará a ser, o objetivo do Instituto +Liberdade, porque o Instituto não nasceu para preparar as próximas eleições. Nasceu para preparar as próximas gerações.
Carlos Guimarães Pinto
Director Executivo do Instituto +Liberdade
(editorial Newsletter +Liberdade em Notícia, de 29 Outubro 2021 | Fotografia tirada no primeiro Campus da Liberdade, que juntou cerca de 60 jovens em São Pedro do Sul, Set.2021)
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados