2022-12-22
Por Instituto +Liberdade
Já nas livrarias!
O Instituto +Liberdade, numa coedição com a Alêtheia Editores, tem o prazer de anunciar o lançamento do livro "Portugal em 50 Factos", de André Pinção Lucas e Juliano Ventura.
Este novo livro +Liberdade inclui textos de reflexão de 8 autores convidados: Álvaro Almeida, Ana Rita Bessa, Bruno Ferreira Costa, Carlos Guimarães Pinto, Cecília Meireles, Henrique Neto, João Paulo Batalha e Lídia Pereira. O prefácio coube a Carlos Moreira da Silva, empresário e Presidente do Conselho de Curadores do Instituto +Liberdade.
Consulta outras análises e quadros +Factos aqui.
🛒 Venda online com desconto de lançamento:
Sinopse
Na era da informação, perante a avalanche de notícias e novos dados que nos chega diariamente, somos incapazes de processar tantos elementos novos. Retemos pouco. Fixamos sobretudo as informações mais apelativas, o que fomenta a propaganda política e os títulos sensacionalistas, descontextualizados ou enviesados. Mais do que as “fake news”, somos confrontados pela desinformação, que é fértil em populações pouco escolarizadas, pouco literadas e com maus hábitos de leitura – como é o caso de Portugal, no panorama europeu. Neste contexto, as opiniões superam os factos e as falácias derrubam a realidade.
Em 2021 nasce o projeto +Factos, precisamente para contrariar esta tendência, e com a ambição de estimular reflexões e discussões mais informadas, com base em factos e números, em torno dos principais eixos de desenvolvimento económico, social e político em Portugal e no mundo.
Já foram produzidos pelo Instituto +Liberdade cerca de 400 quadros +Factos, que têm tido elevada disseminação dentro e fora das redes sociais, e são referenciados regularmente por economistas, académicos, jornalistas, políticos, entre outros profissionais. Chega agora o +Factos em versão livro, através da seleção de 50 infografias, sistematizadas em 8 categorias fundamentais para uma sociedade:
Democracia e Participação Eleitoral | Corrupção | Economia e Fundos Comunitários | Rendimentos e Fiscalidade | Finanças e Administração Pública | Saúde | Educação | Demografia e Jovens
O livro contempla ainda 8 textos de opinião, de reconhecidos autores que têm dedicado a sua vida pessoal, profissional, política e cívica a trabalhar e a contribuir para as temáticas aqui abordadas.
Um livro que retrata um país que estagnou em vários indicadores de desenvolvimento e divergiu da União Europeia, que é ultrapassado por economias de leste e onde a emigração continua a ser o escape preferencial para tantos jovens. Um diagnóstico desconcertante, mas que poderá dar pistas de como inverter a tendência para tornarmos Portugal um país mais livre, próspero e desenvolvido.
André Pinção Lucas é cofundador e Diretor Executivo do Instituto +Liberdade. É o criador e coordenador do Projeto +Factos e coautor do livro "Milhões a Voar – As mentiras que nos contaram sobre a TAP", o primeiro livro lançado pela Coleção +Liberdade. Tem mais de 20 artigos de opinião publicados em jornais nacionais, maioritariamente sobre economia e política, e mais de 80 publicados na rúbrica semanal “Os factos vistos à lupa”, numa parceria do Instituto +Liberdade com 14 jornais regionais.
Foi consultor estratégico na McKinsey & Company, onde realizou projetos em 4 países, sobretudo nos setores das telecomunicações, transportes, banca, seguros, saúde e retalho. Liderou áreas de desenvolvimento comercial e análise de negócio na Sonae MC, nas áreas do grande consumo, saúde e bem-estar. Esteve envolvido em projetos transformacionais na The Navigator Company e coliderou uma startup tecnológica.
É licenciado e mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), com especialização nos ramos de Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Empresariais. A sua dissertação de mestrado “Recommendation of television programs based on data mining and artificial intelligence techniques” foi premiada como a melhor em Sistemas de Informação no IST, no respetivo ano.
Juliano Ventura é licenciado e mestre em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), tendo elaborado uma dissertação na área da política monetária: “A política monetária do BCE desde 2007 e perspetivas para o futuro: a evolução das taxas de juro diretoras”.
Foi gestor de projetos e economista na Unidade de Research Internacional na empresa de consultoria portuguesa CH Business Consulting S.A., tendo participado em diversos projetos de desenvolvimento internacional, nomeadamente: “Human capacity development plan in support of aquaculture sector in Seychelles (World Bank)” – responsável pela realização de um estudo de impacto económico (direto, indireto e induzido) da introdução do setor da aquacultura na economia das Seychelles; “Study on the impact of COVID-19 on businesses and human resources in the hotel, restaurant and tourism sector (LuxDev)” – Cabo Verde; “Identificação de modelos territoriais de desenvolvimento sustentável do turismo (IDB)” – Brasil.
Atualmente é analista no Instituto +Liberdade, dedicando-se ao projeto +Factos. Em coautoria com André Pinção Lucas, assina a rúbrica semanal “Os factos vistos à lupa”, numa parceria do Instituto +Liberdade com 14 jornais regionais.
Autores convidados:
PREFÁCIO
A comparação com outros, especialmente com aqueles que são melhores do que nós, é uma fonte de inspiração ilimitada desde que seja usada proativamente e sem desculpas esfarrapadas que, no fundo, escondem a nossa falta de vontade para sermos coletivamente ambiciosos.
Carlos Moreira da Silva (in prefácio)
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados