Filosofia Política, Direito e Instituições, História
Bruno Leoni, em virtualmente todas as suas atividades, foi um proponente dedicado dos ideais que chamamos de liberais. Ele era um indivíduo especialmente talentoso, inteligente, hábil, persuasivo e de inúmeras facetas, a quem bem se poderia chamar de o homem da Renascença, não fosse esta uma palavra tão frequentemente mal empregada. Nascido em 26 de abril de 1913, Bruno Leoni teve uma vida dinâmica, intensa, vigorosa e complexa, quer como acadêmico, advogado, comerciante, arquiteto amador, músico, connoisseur de arte, linguista e — sobretudo — como defensor dos princípios da liberdade individual, na qual acreditava com tanta veemência. Foi professor de Teoria do Direito e de Teoria do Estado na Universidade de Pavia, onde foi também presidente da Faculdade de Ciências Políticas, diretor do Instituto de Ciências Políticas e editor-fundador do jornal trimestral Il Político. Viajou o mundo todo como professor catedrático visitante, fazendo conferências nas universidades de Oxford e Manchester (Inglaterra), e Virgínia e Yale (Estados Unidos), para mencionar apenas algumas. [do Prefácio da 3ª edição Americana]
Este livro resulta das palestras sobre Liberdade e Empresa Competitiva, proferidas no Quinto Seminário da Sociedade Mont Pelerin realizado de 15 a 28 de junho de 1958.
Neste seminário também intervieram Friederich A. Hayek e Milton Friedman. A palestra do primeiro veio a ser incluída em A Constituição da Liberdade e a do segundo transformou-se em Capitalismo e Liberdade.
Versão em inglês aqui
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados