Clássicos, Filosofia Política, Direito e Instituições, Filosofia, Ética e Moral, Direitos Civis e Privacidade, Liberalismo no Feminino
On Liberty (1859), do filósofo inglês John Stuart Mill, é um clássico do liberalismo, argumentando que o estado só está justificado em interferir na vida das pessoas para evitar que se cause dano a outras.O ensaio apresenta também aquela que é provavelmente a mais poderosa defesa alguma vez feita da liberdade de expressão – defesa que pode ser aceite independentemente de se aceitar ou não a posição geral de Mill.
Já em The Subjection of Women (1869), Mill apresenta um corajoso e influente ensaio em defesa da igualdade de estatuto entre os sexos. Tão contrária era esta visão aos costumes da época, que Mill decidiu aguardar praticamente até ao seu leito de morte antes de permitir a sua publicação. Ainda assim, durante a sua vida, o autor notabilizou-se por defender no Parlamento inglês o direito de voto das mulheres.
On Liberty e The Subjection of Women estão disponíveis em português na editora Almedina. O capítulo "Sobre a Liberdade de Pensamento e Discussão" pode ser acedido através da nossa Biblioteca.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados