2021-12-30
Por +Factos
🇪🇺 Em 20 análises, disponibilizadas ao longo dos últimos meses, avaliámos a evolução de vários indicadores que nos dão um retrato de como era a União Europeia há 20 anos e como é agora, com especial destaque para Portugal.
Portugal apresenta piores classificações (entre os indicadores avaliados) sobretudo nas áreas da economia, finanças e educação, tendo inclusive degradado na maioria destes indicadores (em termos relativos) nos últimos 20 anos.
Na economia e finanças, destaca-se: a dívida pública (é hoje a 3.ª mais elevada), a riqueza gerada por habitante (PIB per capita foi ultrapassado por 4 economias de leste em 20 anos), o rendimento líquido (na cauda de Europa Ocidental), a poupança nacional (no pódio… entre os piores) e a baixa produtividade (onde caiu 4 lugares).
Na educação, Portugal é ainda o 3.º país mais iliterado nas novas tecnologias (há 20 anos estava em 12.º) e está em linha com outro indicador preocupante: apesar da tendência de melhoria, é o 8.º país com menos jovens com ensino superior (e é o país menos educado da Europa se considerarmos toda a população).
A tendência demográfica é outra das preocupações salientes, uma vez que Portugal é o 2.º país com mais idosos face ao número de jovens (há mais 60% de idosos do que jovens), o que ameaça a sustentabilidade social e económica do país no futuro.
Pela positiva, destaca-se o forte incremento do turismo (Portugal é o 9.º país com mais turistas por habitante, quando há 20 anos era o 15.º). Está ainda em 7.º lugar entre os países com um consumo mais elevado de energia renovável (face ao consumo total), e diminuiu as emissões líquidas de gases com efeito de estufa de forma mais acelerada do que os restantes Estados-membros, sendo agora o 6.º país com menos emissões líquidas per capita.
Países do centro e norte da Europa distinguem-se positivamente na maioria dos indicadores.
Terminamos esta série de análises com um agradecimento especial ao Nassir Cassamo, um dos voluntários do Instituto +Liberdade, que tanto tempo dedicou a este trabalho.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados